domingo, 17 de abril de 2011

Posição ideal para o bebe dormir


Em março de 1999, enviamos ofício à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), indagando sobre a melhor e mais segura posição para se colocar os bebês no berço.

Em resposta a SBP informou, através de seu Departamento de Neonatologia, que a posição de bruços dos bebês no berço deve ser evitada e que em breve encaminhará documento científico aos pediatras brasileiros.

Sabemos que nos Estados Unidos a posição de bruços está proibida, devido a sua associação com a síndrome da morte súbita no berço, primeira causa de morte de bebês norte-americanos entre 1 mês e 1 ano de idade. Nesta síndrome um bebê sadio morre dormindo, sem que se consiga estabelecer qual foi a causa. Sabe-se que existem vários fatores predisponentes, como por exemplo o hábito materno de fumar durante a gravidez e período neonatal, entre outros.

A recomendação da Academia Americana de Pediatria é de que os bebês sadios devem dormir de barriga

para cima e na impossibilidade, de lado. A posição de bruços é totalmente contra-indicada. Com esta medida, tomada há alguns anos, a incidência desta síndrome diminuiu em cerca de 40% nos EUA.

É verdade que no Brasil ainda perdemos bebês por causas que em outros países já foram superadas, como as doenças infecto-contagiosas e a desnutrição.

Mas o tema é importante e voltaremos a ele quando a SBP liberar o documento científico.

Dr. Ruy Pupo Filho
Pediatra e Neonatologista
Consultor Científico do Guia do Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário