domingo, 10 de abril de 2011

O bebe chegou..e agora.. cadê o manual?


Ter dúvidas e medos sobre o bebe sobre os primeiros cuidados dos bebes é super normal para papais e mamães de primeira viagem..Nesse blogger vou dar algumas dicas de como lidar com essas novidades..Aqui vai uma listinha de 10 dúvidas sobre o recem nascido.. vale a pena conferir..



1-Por que o recém-nascido chora tanto?
O bebê chora porque quer alguma coisa. Os motivos variam: fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos e por aí vai. É claro que, às vezes, o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Mas lembre: essa é a única forma de expressão do pequeno. Se você perceber que está irritada demais, peça ajuda a alguém, tente sentar, respirar fundo e se acalmar. Tudo vai dar certo..



2- O que fazer para aliviar as cólicas do bebe?

As cólicas são normais. Fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. E não adianta medicar ou dar produtos naturais. Isso pode ser até perigoso, causando intoxicações. O melhor remédio é o leite materno. Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal também são medidas que ajudam a contornar a situação..



3-Pode-se dar água ou chá para o bebê?

Se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo não se deve oferecer água ou chás.
Mais se o bebe contar com aleitamento com fórmulas artificiais é bom oferecer água nos intervalos, porém em quantidade pequena para não tirar o apetite..
principalmente nos dias mais quentes!!






4. Qual o jeito certo de segurar o bebe?

Como a musculatura do pescoço é pouco desenvolvida, é preciso apoiar bem a cabeça e as costas do bebê. A melhor maneira de fazer isso é encaixar a cabeça na dobra do cotovelo e as costas no antebraço. Importante: nunca faça movimentos bruscos e preste atenção para não pressionar demais, ou bater, a parte superior da cabeça da criança..



5-Qual o melhor horário para o banho do bebê?

Para o pediatra o horário mais recomendado é o período entre 12 e 14 horas, por ser o horário mais quente do dia.
É importante que o banho seja dado com sabonete de glicerina, sempre no mesmo horário para se criar uma rotina para o pequenino.



6-Como cuidar do umbigo do recém-nascido?

É bem simples: até a queda do coto umbilical deve-se fazer a lavagem na hora do banho e a seguir passar por toda a volta do umbigo a solução de álcool a 70%.



7-O que fazer para curar o soluço do bebê?

Para o especialista só há boa orientação nesse aspecto: a mãe oferecer o peito até o pequenino parar de soluçar, mesmo se ele estiver bem alimentado. Qualquer outra medida não é recomendável.



8-O bebê precisa arrotar toda vez que mama?

Ele não precisa necessariamente arrotar, mas o ritual do colo é fundamental e tem de ser repetido depois de cada mamada. O arroto é importante porque o bebê engole ar enquanto suga o leite e precisa colocá-lo para fora. Caso contrário, vai ficar incomodado e até regurgitar.



9- Posso sair pra passear com o bebe?

Sim, desde que siga algumas regras básicas. A primeira delas, muitas vezes esquecida, é colocar a criança sempre na cadeirinha própria para transporte em automóveis. Outra: fuja de locais fechados e aglomerações, mesmo que seja na casa dos avôs. Um simples resfriado pode ter consequências mais sérias em um recém-nascido. O frio e o vento também podem ser bastante nocivos para o bebê. Procure agasalhar principalmente a cabeça dele. Mas sem exageros..



10-E se meu leite for fraco?

Não existe leite fraco ou forte. A mãe produz todos os nutrientes necessários para seu filho. O que acontece é que a composição do líquido varia. Assim, as quantidades de proteínas e gorduras mudam de uma mamada para outra ou até durante uma mesma mamada. Por isso, é fundamental que o pequeno esvazie os dois peitos por completo – e que você esteja a postos para oferecê-los sempre que ele quiser. Além de ter a certeza de que a criança está bem nutrida, isso vai ajudar você a voltar à forma mais rapidamente. É que o hormônio responsável pela reposição de leite é o mesmo que estimula a contração do abdômen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário