domingo, 10 de abril de 2011

CUIDADOS COM O UMBIGUINHO DO BEBE



A higiene e os cuidados com o umbigo do bebe sao essenciais quando o bebe nasce, quando o umbigo cai e a
lguns dias depois..

É importante sempre lavar as mãos antes e após cuidar do umbigo do seu bebê, assim como antes e depois da troca das fraldas.
A higienização do local deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas,
para o cordão não ficar molhado de urina.


Com uma haste de algodão embebida em álcool, limpe a “raiz” do coto em toda a volta, segurando-o perpendicularmente à barriguinha do bebê. Retire cuidadosamente qualquer serosidade que aí se tenha formado. Ao terminar, observe a coloração da ponta da haste. Se estiver escurecida repita a limpeza com uma nova haste e faça isto quantas vezes forem necessárias, até que a ponta de algodão se mostre inteiramente limpa sem quaisquer sinais de secreções.


Pode segurar o umbigo, sem tracionar. Se cair na sua mão era porque já estava na hora de cair.Nunca puxe o coto para que este se desprenda, mesmo que esteja quase a cair.


Durante os cuidados, o bebê pode chorar, m
as não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.


Não use cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região.


Alguns médicos orientam as mães a apenas deixar o local limpo e seco, sem colocação de gaze protetora. Outros pediatras já indicam a utilização de uma gaze protetora para que a região não fique em contacto com a roupa ou fralda do bebê, isto vai depender do pediatra do seu filho; peça orientações de procedimento a ele.

Não utilize produtos, chás, ou ervas para curar o umbigo, siga rigorosamente as orientações do seu pediatra.Não utilize medicamentos na região como mercurio, ou pomadas cicatrizantes. Só utilize medicamentos caso o seu pediatra prescritos em receita médica

Todo esse cuidado é necessário pra que o coto umbilical se desprenda da barriga do bebê e caia, esse processo leva de 7 a 15 dias.


SINAIS DE ALERTA:
odor fétido.

secreção amarela escura, purulenta

inchaço e halo avermelhado ao redor do umbigo

granuloma e sangramento vivo.

O bebê apresentar febre, ficar letárgico (parado demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem.Ocorrendo qualquer um destes sinais, avise




Nenhum comentário:

Postar um comentário